
Ensino e aprendizagem com TIC nas Línguas Estrangeiras turma nº 40-20/21
Apresentação
A lecionação dos programas das línguas requer o domínio dos seus conteúdos, das técnicas de produção, e utilização de diversos materiais de apoio à docência, e de avaliação (segundo os critérios adotados pelo agrupamento). Assim, torna-se necessário conhecer, produzir e saber aplicar os instrumentos pedagógicos (recorrendo, por exemplo, às novas tecnologias, essenciais à lecionação) ao mesmo tempo que se trabalham conteúdos e partilham materiais produzidos. Deste modo, torna-se pertinente concertar materiais, estratégias e metodologias de ensino entre professores do mesmo departamento, de modo a fomentar a troca de experiências e saberes, que culminará no enriquecimento pessoal e profissional e no consequente aumento da autoconfiança.
Destinatários
Professores dos Grupos 210, 220, 310, 320, 330, 340 e 350
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 310, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 210, 220, 310, 320, 330, 340 e 350.
Objetivos
- Concertação de atitudes e procedimentos pedagógicos entre os diversos grupos de lecionação; - Manuseamento de algumas aplicações e programas informáticos, tais como Excel, Word, Moodle ou Google Drive; - Produção de materiais didáticos e de avaliação comuns para a prática letiva (testes, fichas, apresentações de conteúdos em diversos suportes, grelhas de avaliação); - Partilha dos materiais produzidos e reflexão conjunta. - Troca de experiências entre professores do mesmo departamento; - Consolidação do espírito de grupo e da capacidade de interagir; - Desenvolvimento das capacidades científico-pedagógicas; - Alteração de práticas letivas; - Fomento da autoestima e da autoconfiança dos professores.
Conteúdos
- Análise dos conteúdos programáticos das áreas curriculares de Português, Inglês, Alemão, Francês e Espanhol; - Estratégias comuns na lecionação dos conteúdos programáticos e na sua avaliação; - Aplicações e programas informáticos, tais como Excel, Word, Moodle ou Google Drive. - Produção de materiais didáticos e de avaliação comuns para a prática letiva (testes, fichas, apresentações de conteúdos em diversos suportes, grelhas de avaliação); - Partilha dos materiais produzidos e reflexão conjunta.
Metodologias
- Apresentação de estratégias/metodologias a utilizar com recurso a diversos programas informáticos, para produção e partilha de materiais didáticos e de avaliação; - Criação de subgrupos de trabalho, segundo as áreas curriculares; - Face aos conteúdos programáticos, definição, pelos grupos formados, da sequência do trabalho e distribuição de tarefas, de forma a assegurar a participação e o contributo de todos; - Planificação conjunta; - Produção de materiais didáticos e/ou de avaliação; - Utilização dos materiais produzidos na prossecução da avaliação dos alunos e respetiva uniformização de procedimentos; - Apresentação dos materiais produzidos e consequente reflexão e análise (sessão final).
Avaliação
- Avaliação Quantitativa, na escala de 1 a 10 valores, de acordo com critérios e indicadores definidos pelo CFAE: - Processo de formação (assiduidade e participação nas sessões) 40 % - Produto da formação (construção de material didático, para aplicação em sala de aula - 40 % - Reflexão Crítica Individual - 20 %
Bibliografia
- Manuais escolares (5º ao 12.º anos).- Programas, do Ensino Básico e Secundário das disciplinas de Línguas.- Afonso, C. (2010). Didáctica de Línguas Estrangeiras Objectivos, conteúdos e metodologia. Edições Pedago.- Melo-Pfeifer, S. (2016). Didática do Português - Língua de Herança. Edição Lídel.
Formador
Fernanda Maria Nobre Lamy Jerónimo