O Google Drive enquanto ferramenta auxiliar dos docentes turma nº 18-25/26
Apresentação
Numa sociedade em constante e cada vez mais rápida evolução tecnológica, surge um novo tipo de analfabetismo todos aqueles que não acompanham a actualidade. A escola, como entidade por excelência responsável por preparar o cidadão para a vida activa, tem o dever de estar preparada para tais evoluções, disponibilizando da melhor forma todos meios para uma melhor preparação do cidadão para a actualidade. Por esse motivo, tem vindo a ser promovido o apetrechamento informático nas escolas, criando as condições necessárias às aprendizagens escolares com suporte nas novas tecnologias, bem como a familiarização com a utilização das mesmas. Os meios existem, mas não são por si só suficientes se não houver uma rentabilização dos mesmos. Por isso, é necessário implementar uma mentalidade moderna e motivada nos professores e educadores, para a utilização dos recursos informáticos existentes nas escolas, como meio fundamental para atingir melhores resultados escolares e preparação dos alunos para a sociedade da informação e conhecimento. Com esse objetivo a atingir, é urgente começar por uma sensibilização global para a utilização das novas tecnologias no meio escolar, evidenciando as vantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos processos de ensino e aprendizagem, bem como na organização e simplificação.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
Conhecer vantagens e limitações das plataformas de armazenamento; Compreender a plataforma de armazenamento Google Drive; Conhecer outras plataformas de armazenamento (DropBox, OneDrive, Meocloud etc.); Saber criar uma conta na plataforma de armazenamento Google Drive; Compreender a instalação e configuração da plataforma de armazenamento Google Drive no computador; Saber aceder à plataforma de armazenamento Google Drive via Web e/ou via Explorer; Saber partilhar informação com outros utilizadores (pastas, ficheiros e formulários); Compreender a importância da sincronização da informação; Reconhecer as possibilidades de utilização do espaço de armazenamento; Saber criar e editar documentos no Google Docs, Google Sheets, Google Slides e Google Forms; Conhecer as Apps Google;
Conteúdos
Apresentação. Apresentação dos objectivos e conteúdos da formação, condições de frequência e regime de avaliação dos formandos. Módulo 1 - Conhecer e instalar a plataforma de armazenamento Google Drive. Vantagens e limitações das plataformas de armazenamento (armazenamento na nuvem). A plataforma de armazenamento Google Drive. Outras plataformas de armazenamento (DropBox, OneDrive, etc.). Criar uma conta na plataforma de armazenamento Google Drive. Instalar e configurar a plataforma de armazenamento Google Drive no computador. - Trabalhar com a plataforma de armazenamento Google Drive. Aceder à plataforma de armazenamento Google Drive via Web e/ou via Explorer. Partilha de informação com outros utilizadores (pastas, ficheiros e formulários). Sincronização de informação. Utilização do espaço de armazenamento. Criação e edição de documentos no Google Docs, Google Sheets, Google Slides e Google Forms. As Apps Google
Metodologias
Esta acção tem um carácter eminentemente prático. A abordagem de cada um dos módulos é iniciada com uma apresentação dos conteúdos utilizando imagens e vídeos. Será dada particular ênfase à forma como cada uma das tecnologias/aplicações informáticas podem ser implementados/as em contexto de sala de aula. A fase seguinte terá um cariz essencialmente experimental na qual, os formandos experimentam as técnicas e as aplicações de software nos seus computadores pessoais, mediante os exercícios apresentados. Estes períodos servem também para o esclarecimento e exploração de dúvidas sobre as técnicas e as ferramentas/funções em estudo de cada aplicação. Todas as aplicações de software e materiais digitais são fornecidos aos formandos no início da formação, permitindo deste modo que os procedimentos de instalação possam ser efectuados em contexto do desenvolvimento da acção e, por outro lado, facultando a possibilidade aos formandos de explorar o software fora das sessões de formação. Será dinamizado um espaço na plataforma de armazenamento on-line onde os formandos e o formador podem partilhar conteúdos sobre a formação.
Avaliação
Os formandos serão avaliados quantitativamente de 0 a 10 valores, conforme indicado na Carta Circular do CCPFC 3/2007 setembro 2007. São tidos em consideração os seguintes elementos de avaliação: - Qualidade da participação nas sessões - 45 % - Produtos resultantes das sessões - 40 % - Reflexão crítica final (obrigatória) - 15 %
Bibliografia
Urbano, M. (2008). Google - Guia de Consulta Rápida (3ª Edição). Edição FCAProcopio, M. (2013). Instant Google Drive Starter (E-book). PACKT PUBLISHING
Observações
Vagas - 20 (A distribuir pelos 7 Agrupamentos)
Formador
Luís Fernando Bernardo Conduto
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 24-11-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 15-12-2025 (Segunda-feira) | 18:30 - 21:30 | 3:00 | Presencial |