Comunicar para Incluir: Ferramentas de CAA turma nº 21-25/26
Apresentação
Tem-se verificado um aumento do número de crianças na educação pré-escolar com dificuldades significativas na comunicação, tanto ao nível da expressão como da compreensão. Esta realidade tem colocado grandes desafios às educadoras de infância na inclusão destas crianças nas atividades diárias, bem como na interação com/entre elas. Pretende-se assim promover a melhoria da qualidade da educação e da aprendizagem escolar das crianças às necessidades e prioridades de formação dos docentes e da escola. Os Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) são uma estratégia eficaz para promover a participação e a inclusão, oferecendo às crianças meios de expressão e compreensão que favorecem o desenvolvimento da linguagem, da autonomia e da aprendizagem. A presente oficina pretende fornecer aos formandos conhecimentos e ferramentas práticas para implementar recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), utilizando a plataforma ARASAAC, de forma a facilitar a comunicação funcional e a integração das crianças nas rotinas escolares.
Destinatários
Docentes dos Grupos 100, 910, 920 e 930
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100, 910, 920 e 930.
Objetivos
- Aperfeiçoamento da intervenção educativa dos/as formandos/as, no que diz respeito aos SAAC e o desenvolvimento de uma reflexão cuidada sobre o contexto e os procedimentos envolvidos. - Promover a inclusão de crianças com dificuldades na comunicação em contexto pré-escolar; - Sensibilizar para a importância dos SAAC como facilitadores da interação, aprendizagem e autonomia. - Capacitar os participantes para a utilização do ARASAAC e criação de materiais com pictogramas, com vista à promoção da inclusão de todos os alunos na utilização destas ferramentas de uma forma universal para todo o grupo, quer para resolver problemas concretos e devidamente identificados. - Desenvolver competências para planear, adaptar e aplicar recursos visuais em rotinas escolares, atividades curriculares e situações de comunicação espontânea.
Conteúdos
1. Introdução aos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) 1.1. O que são e a sua importância para crianças com dificuldades de comunicação. 1.2. Desmistificação de mitos relacionados com os SAAC. 1.3. Exemplos de aplicação em contexto educativo. 2. Ferramenta ARASAAC 2.1. Apresentação da plataforma ARASAAC: pesquisa e edição; 2.2. Seleção e personalização de pictogramas. 3. Utilização de pictogramas nas rotinas escolares: Exemplos concretos 3.1. Organização de rotinas (higiene, alimentação, atividades). 3.2. Criação de tabelas de comunicação, histórias, horários e calendários. 3.3. Estratégias comportamentais, suporte à aprendizagem e antecipação de atividades fora da rotina habitual. 3.4. Reforço positivo. 4. Trabalho Prático em Grupo 4.1. Desenvolvimento de materiais adaptados a situações reais para as crianças em contexto pré-escolar.
Metodologias
Presencial: - Introdução teórica com exemplos práticos. - Demonstração e exploração da plataforma ARASAAC em tempo real. - Criação de materiais em grupo para pôr em práticas as aprendizagens e esclarecer dúvidas. - Partilha e reflexão em torno das experiências, práticas e desafios, de modo a construir conhecimento e divulgar práticas bem-sucedidas que sirvam de inspiração a outros, estimulando a inovação; - Apresentação dos trabalhos realizados e reflexão sobre práticas de inclusão e adaptação de recursos. Trabalho Autónomo: - Elaboração individual de um recurso de CAA adaptado às necessidades específicas de uma ou mais crianças ou para o grupo. Cada formando deverá apresentar o resultado final descrevendo o público-alvo, os objetivos e a forma de aplicação do recurso. - Reflexão individual sobre o trabalho realizado.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base: - participação nas atividades presenciais e envolvimento nos debates (10%) - os contributos/trabalhos realizados ao longo das sessões e demonstração de competências na utilização do ARASAAC (30%) - entrega e apresentação do trabalho autónomo, avaliado de acordo com o seu impacto, criatividade e aplicabilidade do material desenvolvido (40%) - a reflexão final sobre a formação (20%)
Bibliografia
Decreto-Lei 54/2018, de 6 de Julho (Regime Jurídico da Educação Inclusiva)LIMA, Cláudia Bandeira (2012). Perturbações do Espectro do Autismo. Lisboa: Lidel.Gobierno de Aragón. (s.d.). ARASAAC: Portal Aragonés de la Comunicación Aumentativa y Alternativa. (https://arasaac.org)LAUBSCHER, Emily; RAULSTON, Tracy J.; OUSLEY, Ciara (2022). Supporting peer interactions in the inclusive preschool classroom using visual scene displays. Early Childhood Education Journal.VELEZ, Laura Elena (2016). Effectiveness of visual supports in the home for preschool age children with autism: Implementation of modified TEACCH methodology. Tese de mestrado. East Carolina University.
Observações
Vagas - 20
Formador
Ana Paula Rodrigues Vieira
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 12-11-2025 (Quarta-feira) | 16:15 - 19:30 | 3:15 | Presencial |
| 2 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 16:15 - 19:30 | 3:15 | Presencial |
| 3 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 16:15 - 19:30 | 3:15 | Presencial |
| 4 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 16:15 - 19:30 | 3:15 | Presencial |