Educação porquê, como, para quem: propostas para o ato de ensinar turma nº 07-25/26
Apresentação
Ação proposta pelo Município de Silves.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Fornecer as ferramentas científicas e pedagógicas para ensinar conceitos complexos e conhecimentos sistematizados no ensino básico e secundário de modo a lecionar “tudo a todos”.
Conteúdos
Esta Ação de Formação visa responder a uma questão fundamental na escola de hoje: como ensinar conceitos complexos e conhecimentos sistematizados no ensino básico e secundário? Será elaborada por meio de uma aula-oficina com perspetivas didáticas concretas. A partir da chamada «Pedagogia Histórico-Crítica» vamos refletir sobre as diferentes propostas e métodos para o ato de ensinar – o fundamento da educação. O que são as chamadas ‘funções psíquicas superiores’ (pensamento crítico, imaginação criadora, atenção focal, memória volitiva etc.)?; Qual é a relação entre aprendizagem escolar e desenvolvimento humano?; O que está por trás da categoria do ‘currículo’?; Qual é a distinção entre ter “competências” ou conhecimentos” como o centro da educação? O que é o conhecimento ‘desinteressado’?
Anexo(s)
Formador
Roberto della Santa Barros
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 21-02-2026 (Sábado) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Presencial |